18 agosto, 2025 •
Embora a assinatura digital com certificado ICP-Brasil seja amplamente reconhecida por sua segurança e por possuir o mesmo valor jurídico de uma assinatura de próprio punho, muitas pessoas e empresas optam por validar essas assinaturas antes de aceitá-las. Logo, essa prática não é apenas uma questão de cautela: ela atende algumas exigências operacionais, requisitos regulatórios e à necessidade de acrescentar uma camada extra de segurança em processos críticos.
Nesse cenário, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) disponibiliza gratuitamente o VALIDAR, um serviço online que confirma se a assinatura digital está em plena conformidade com os padrões técnicos estabelecidos pela ICP-Brasil. Dessa forma, ao utilizá-lo, é possível verificar a autenticidade da assinatura, a integridade do documento e a validade do certificado digital. Ou seja, isso garante não apenas a conformidade legal, mas também a tranquilidade de que o documento não foi adulterado e mantém sua força probatória em qualquer contexto jurídico ou administrativo.
O VALIDAR é uma ferramenta online e gratuita mantida pelo ITI. Com ela, você pode verificar assinaturas digitais ICP-Brasil, assinaturas avançadas do portal GOV.br e documentos de outras autoridades certificadoras homologadas.
A plataforma aceita arquivos por upload (.p7s, .xml ou PDF), links ou QR Code. Dessa maneira, ao enviar um documento, o sistema analisa a autenticidade da assinatura, a validade do certificado, a integridade do arquivo e a conformidade técnica. Em seguida, apresenta um relatório com o status da verificação.
Após a verificação, o VALIDAR gera um relatório com o status da assinatura digital. Esse documento serve como referência técnica para confirmar sua validade e conformidade com a lei.
Assim sendo, você identifica se o documento está juridicamente protegido, se houve algum problema na assinatura ou se precisa de análise mais detalhada. Os resultados podem ser:
O VALIDAR verifica apenas a assinatura digital. Logo, ele confirma a conformidade técnica e a autenticidade, mas não analisa o conteúdo do texto, as cláusulas ou os detalhes do documento.
Por isso, se o documento tiver assinaturas eletrônicas simples (sem certificado digital), o VALIDAR não poderá verificá-las. O serviço é exclusivo para assinaturas digitais com certificações juridicamente reconhecidas.
O VALIDAR oferece um uso rápido e acessível a qualquer pessoa com internet. Nesse contexto, a plataforma proporciona uma experiência intuitiva e prática.
Para entender na prática como utilizar o serviço, criamos um guia com o passo a passo. Clique aqui e tenha acesso ao documento.
Para obter resultados mais seguros e confiáveis, adote boas práticas ao validar assinaturas digitais. Dessa forma, você garante a integridade do documento e evita problemas jurídicos no futuro:
O VALIDAR não valida assinaturas eletrônicas que não utilizam um certificado digital, como a maioria das assinaturas simples.
Por outro lado, existe uma exceção: o VALIDAR verifica assinaturas eletrônicas avançadas geradas pelo GOV.BR. Nesse sentido, esse tipo de assinatura é regulamentado e pode ser usado em interações entre cidadãos e serviços públicos, oferecendo segurança e confiabilidade.
O Portal QualiSign oferece uma plataforma completa para formalização digital de documentos com validade jurídica.
Com mais de 30 anos de experiência, a empresa é referência nacional em soluções seguras e eficientes. Entre os serviços disponíveis, estão:
Todos esses recursos funcionam de forma integrada e com rastreabilidade completa, permitindo que empresas de todos os portes otimizem seus processos com segurança.
Além das soluções já citadas, a QualiSign conta com um validador de assinaturas em seu Portal.
Os dois (o VALIDAR do ITI e o validador da QualiSign) realizam a verificação, mas com enfoques diferentes:
Para conhecer todas as soluções da QualiSign, clique aqui e fale com um especialista.
Validar assinaturas digitais é essencial para garantir segurança jurídica e proteger documentos contra fraudes.
Sob esse ponto de vista, o VALIDAR do ITI atua verificando a conformidade técnica da assinatura digital, enquanto o validador da QualiSign complementa essa verificação ao apresentar informações detalhadas sobre o documento e seus signatários.
Portanto, combinar essas duas ferramentas aumenta a segurança e a confiança em transações digitais. Dessa forma, empresas e profissionais mantêm a integridade de seus documentos e fortalecem a credibilidade de seus processos eletrônicos.
Olá! Sou Luiz Rodrigues, pai de três filhos e Diretor de Marketing da QualiSign. Sou formado em Processamento de Dados e pós-graduado em Administração pela USP. Com 13 anos de experiência na área de formalização digital, participei da idealização de soluções inovadoras neste mercado.
Assinatura Eletrônica
24 julho, 2025
Outros
24 julho, 2025
Assinatura Digital
24 julho, 2025