Com processos robustos e dados mantidos seguros em servidores próprios no Brasil, a QualiSign é líder em serviços de assinatura digital e eletrônica
Por: Valor Econômico
A Irani papel e embalagem reduziu de 10 para dois dias os prazos para formalização de documentos, além de um ganho de 13,1% na produtividade. No mesmo sentido, o Banco BNP Paribas precisava de 90 minutos diários para formalizar contratos. Este tempo caiu para 15 minutos. A editora FTD Educação identificou 60% de redução de custos graças à digitalização dos processos de formalização.
Por sua vez, a Rumo economizou 66 mil folhas de papel, enquanto o Banco Toyota reduziu as emissões em 37,1 toneladas de CO2e/ano por ano. Já a Ingredion economizou 15 mil litros de água. Sob o mesmo ponto de vista, a corretora de câmbio BrokerBrasil reduziu em 80% o tempo de formalização de contratos. Por fim, na Camargo Corrêa, a redução de prazo de todo o processo de criação de procurações caiu de 15 para dois dias úteis.
Todos esses números indicam os benefícios, em eficiência e sustentabilidade, da adoção de assinatura digital e eletrônica de documentos, carimbo de tempo, e-mail com comprovação de entrega, aceite digital e certificação digital. As empresas listadas anteriormente escolheram como parceira nesse processo de transformação digital de processos e documentos a QualiSign. Contudo, algumas dessas companhias identificaram o potencial dessa mudança há anos.
Mais recentemente, a pandemia acelerou a busca pela formalização digital de processos, e a QualiSign, que desde sua fundação, em 2014, já vinha crescendo em taxas anuais sempre acima de 20%, experimentou um salto de 50% em 2020 e mais 40% em 2021. A empresa é uma Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT), credenciada junto ao Observatório Nacional (ON), que é o órgão responsável pela Hora Legal Brasileira (HLB) e autoridade de Registro (AR) para emissão de certificados digitais.
“Em paralelo ao aumento da procura por soluções digitais, num cenário de transferência das atividades de gestão para o home office, entrou em implementação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que reforça as obrigações das empresas em relação ao tratamento dos dados dos clientes”, explica Waldemar Felippe, CEO da QualiSign – cuja trajetória remonta a 27 anos atrás, com a criação da QualiSoft.
A QualiSoft foi criada em 1994 para desenvolver soluções para o setor financeiro, tradicionalmente exigente na qualidade dos processos e submetido a uma série de regulações. Sendo assim, com o avanço do setor na direção do uso do internet banking e de sistemas baseados em servidores eletrônicos, a empresa acompanhou a evolução na prestação de serviços.
No início do século, recebeu da Microsoft uma proposta para desenvolver um sistema de assinatura digital de documentos. Em 2004, o primeiro protótipo estava pronto, enquanto o Banco Central começava a autorizar o uso.
“O usuário ainda precisava passar por um processo longo e criar e-CPF e e-CNPJ, o que reduzia a velocidade de adoção do sistema”, lembra Felippe. Mas a tendência continuou. A fim de ganhar agilidade, em 2010, a QualiSoft adotou os serviços em nuvem – porém, em estrutura privada. “Por questão de segurança, mantemos os documentos em servidores próprios, instalados no Brasil”.
Portanto, na medida em que a demanda por assinaturas digitais crescia e se expandia para além do setor financeiro, a QualiSoft formalizou a criação da QualiSign. “Consolidamos um portal de serviços de formalização digital reconhecido como um dos mais completos e seguros da internet brasileira”, celebra o CEO.
A empresa atua principalmente com assinatura digital de documentos, aquela que utiliza certificado digital e, portanto, é mais segura, além da assinatura eletrônica. Também disponibiliza, por exemplo, serviço de e-mail com comprovação de entrega, que funciona como uma carta registrada eletrônica.
Os benefícios já comprovados pelos clientes da empresa são a agilidade, a redução de custos, a segurança jurídica, a melhora no controle de documentos, o aumento de produtividade, a sustentabilidade e a mobilidade.
É um pacote de vantagens proporcionado pelo acesso seguro por smartphone e a integração com softwares de mercado. Alguns exemplos de softwares são: gestão de contratos, sistemas jurídicos e gestão de documentos.
“Nosso sistema foi reescrito diversas vezes ao longo dos anos, de forma a atender às novas demandas do mercado sem abrir mão da segurança”, afirma Waldemar Felippe. “Somos uma operadora dos dados sensíveis. Cuidamos das informações da proteção dos dados do cliente e de seus relacionamentos de forma a garantir a segurança e a privacidade dos documentos e dos dados que são processados no portal”, conclui.
Para maiores informações, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Olá! Sou Luiz Rodrigues, pai de três filhos e Diretor de Marketing da QualiSign. Sou formado em Processamento de Dados e pós-graduado em Administração pela USP. Com 13 anos de experiência na área de formalização digital, participei da idealização de soluções inovadoras neste mercado.