06 junho, 2023 •
Por: Marcelo Nagy
Muito se fala na Hora Legal Brasileira aplicada em documentos e transações como prova temporal dos eventos. Logo, sabemos que a HLB é fornecida pelo Observatório Nacional (ON). Esse órgão é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de acordo com o Decreto Nº 4.264, de 10 de junho de 2002 que estabelece: “É da competência do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, gerar a Hora Legal do Brasil, bem como disseminá-la pelos meios de comunicação, observado o disposto na legislação vigente e nos tratados, acordos e atos internacionais de que o Brasil seja parte”.
Conforme já dito, o ON tem como atribuição legal a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira. Sincronizado ao Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), na França, participa do Tempo Universal Coordenado (UTC), juntamente com os órgãos disseminadores de tempo e frequência dos demais países.
Pelos termos do acordo, o ON disponibiliza, sem qualquer ônus, ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, o sincronismo à HLB, seguro, confiável, rastreável e auditável. Por sua vez, o NIC.br disponibiliza, sem qualquer ônus ao ON, um conjunto de equipamentos necessários à manutenção da infraestrutura de sincronismo.
Em resumo, a hora fornecida é de forma gratuita pelo NTP.br, graças a uma parceria com a ON. Sendo assim, quem sincroniza com o NTP.br automaticamente está sincronizando com o ON, sem custo.
O projeto NTP.br tem por objetivo oferecer condições para que os servidores de Internet no Brasil estejam sincronizados com a Hora Legal Brasileira. Na prática, dá pra sincronizar qualquer computador com acesso à internet a esse serviço.
O carimbo de tempo é um documento eletrônico emitido por uma parte confiável. Ele serve como evidência de que um evento, transação ou documento digital existia numa determinada data e hora no passado.
Nesse contexto, o carimbo de tempo destina-se a associar a um determinado hash (que é um algoritmo que transforma o documento em um código único, como se fosse um DNA do documento), assinado digitalmente ou não, uma determinada hora e data de existência.
Sendo assim, ele associa um determinado documento ou transação a uma data e hora. Este processo é feito por meio de um certificado digital com atributo de tempo, em servidores apropriados para executar com segurança esta operação. Ademais, estes servidores devem estar sincronizados com o ON diretamente ou via ITI (ICP-Brasil).
Portanto, o carimbo de tempo associa um documento e suas assinaturas e incorpora a variável tempo, ou seja, uma data e hora para este evento. Essa data hora é a HLB, por ser uma data hora isenta da data e hora encontrada em um servidor.
Nesse aspecto, fica claro que o horário fornecido pelo ON que sincroniza com NTP.br serve apenas para ajustar o horário dos servidores. Com isso, ter o servidor sincronizado não significa que aquele horário tem a ver com as assinaturas ocorridas no documento. Por sua vez, o carimbo de tempo é uma assinatura digital que associa um determinado documento e suas assinaturas com o tempo, dando a prova temporal incontestável da existência do fato ocorrido.
A empresa provedora do serviço de assinatura eletrônica e/ou digital pode até demonstrar, através de uma auditoria, que os relógios de seus servidores e sistemas, são atualizados com o NTP.br. Contudo, para um documento assinado no padrão ADRB (assinatura digital referência básica) pouco importa, visto que a assinatura digital ocorre normalmente na estação de trabalho do signatário e a data inserida na assinatura digital nada tem a ver com a hora do servidor.
Já pra uma assinatura eletrônica (realizada sem um certificado digital), pode ser um dado complementar, já que a data da ocorrência será baseada no relógio do servidor, que teoricamente está sincronizado com o NTP.br, porém, não conseguirão gerar uma assinatura no padrão ADRT (Assinatura Digital com Referência de Tempo), pois essa somente existe se utilizar um carimbo de tempo ICP-BRASIL, segundo o DOC_ICP_15.03 do ITI.
Para maiores informações sobre carimbo de tempo, certificado digital e assinatura digital e eletrônica, clique aqui que um especialista da QualiSign retornará o contato em breve.
Olá! Sou Luiz Rodrigues, pai de três filhos e Diretor de Marketing da QualiSign. Sou formado em Processamento de Dados e pós-graduado em Administração pela USP. Com 13 anos de experiência na área de formalização digital, participei da idealização de soluções inovadoras neste mercado.
Assinatura Eletrônica
26 junho, 2025
Outros
23 junho, 2025
Assinatura Digital
23 junho, 2025