A pandemia trouxe uma aceleração na implantação do home office e com ele a necessidade mais urgente de soluções digitais. Portanto, com este cenário, surgiram diversas ofertas de serviço de assinatura digital e eletrônica.
No entanto, é importante se atentar às diferenças relevantes que existem entre estes serviços, de forma a definir a melhor escolha, com o melhor custo-benefício e evitar transtornos que podem ocasionar risco jurídico, problemas de segurança e outros impactos, que no momento seguinte, podem frustrar as expectativas.
No processo de escolha de um serviço de assinatura digital e eletrônica, há uma tendência de comoditização na medida em que tudo parece ser “assinatura”. É necessário lembrar que a tecnologia é apenas um componente do serviço fornecido. Serviços de apoio, infraestrutura, compliance e outros aspectos devem ser considerados na avaliação para o sucesso da implantação e sustentação do nível destes serviços.
Confira abaixo estes pontos:
É importante se atentar sobre a validade da assinatura digital. Algumas juntas comerciais, por exemplo, não aceitam certos tipos de documentos assinados de forma eletrônica por não estarem nos padrões da ICP-Brasil ou pela impossibilidade de realizar a verificação de sua conformidade. Isso gera atrasos na formalização de documentos societários. Portanto, verifique se o seu fornecedor dispõe de uma assinatura digital válida. Para validar, utilize o validador do ITI e submeta o arquivo assinado.
É natural que os administradores e signatários tenham eventuais dúvidas sobre a utilização de serviços da plataforma. Portanto, o seu fornecedor deve possuir uma equipe qualificada de suporte técnico, com variados canais de contato e celeridade nas respostas. Um atendimento aquém do esperado pode emperrar contratos importantes e gerar desgastes com os signatários.
O seu fornecedor de assinatura digital e eletrônica deve possuir serviços correlatos que complementam a formalização digital de documentos. Serviços como carimbo de tempo, e-mail com comprovação de entrega e certificação digital são de muita valia para auxiliar no controle dos documentos e na geração de evidências de formalização.
Diversos departamentos, segregação de acessos, uma solução deve permitir o uso e a parametrização pelos departamentos da empresa, de forma a facilitar e atender às expectativas de cada área.
Sendo assim, perfis de acesso, segregação de documentos, parametrizações, rateio por centro de custo, são fundamentais na hora de expandir as usabilidades e possibilitar a gestão por todas as áreas da empresa.
Com a vigência da LGPD, é importante notar se o seu fornecedor segue criteriosamente a legislação, tendo compromisso com o tratamento de dados pessoais. Por isso, é de suma relevância que o seu fornecedor disponha de uma política rígida de proteção de dados com restrição de acesso, base de dados no território nacional, rastreabilidade das ações efetuadas e controle de acesso por login e senha e por Certificado Digital.
Documentos eletrônicos possuem informações sensíveis, por isso, o seu fornecedor deve garantir a segurança nas operações, sobretudo com infraestrutura qualificada que permite um funcionamento ininterrupto da plataforma e a proteção contra ataques cibernéticos.
É importante buscar um fornecedor que tenha credibilidade baseada na experiência de mercado e que possua, sobretudo, vínculos com autoridades oficiais como ICP-BRASIL, cadeia hierárquica que viabiliza a emissão de Certificados Digitais e com o Observatório Nacional, responsável pela Hora Legal Brasileira.
Uma plataforma moderna e completa de formalização digital precisa proporcionar aos usuários a possibilidade de acesso e assinatura por qualquer dispositivo (desktop, laptop, tablet, smartphone, etc.) por meio de aplicativos haja vista que o cotidiano empresarial é muito dinâmico e a formalização de documentos precisa seguir as tendências tecnológicas.
Esses são, portanto, alguns diferenciais que você pode levar em consideração na hora de escolher a sua plataforma de formalização digital de documentos.
Contudo, caso você já seja cliente de alguma plataforma que não se enquadre nos pontos elencados, talvez seja a hora de você trocar de fornecedor.
O Portal QualiSign possui diferenciais determinantes para garantir a melhor experiência aos usuários da assinatura digital e eletrônica. Diferenciais esses que corroboram o Portal QualiSign como o maior e sobretudo, o mais confiável portal de formalização digital do Brasil.
Para conhecer detalhadamente todas as funcionalidades disponíveis no Portal QualiSign, clique aqui, deixe os seus dados que um de nossos especialistas retornará o contato.
Olá! Sou Luiz Rodrigues, pai de três filhos e Diretor de Marketing da QualiSign. Sou formado em Processamento de Dados e pós-graduado em Administração pela USP. Com 13 anos de experiência na área de formalização digital, participei da idealização de soluções inovadoras neste mercado.
Outros
23 junho, 2025
Assinatura Digital
23 junho, 2025
Aceite Digital
23 junho, 2025